É A VEZ DO FISICULTURISMO!

Escrito por EVAIR AMORIM

    

 

Fernanda Moreira, atual campeã paulista e brasileira de Fisiculturismo, fala sobre esse esporte que está virando mania e ela também diz o que acha sobre ser exemplo para muitas pessoas!

 

    Em busca de saúde e de um corpo definido muitas pessoas optam pela malhação e algumas pessoas gostam tanto da definição muscular que passam a praticar fisiculturismo. Isso ocorreu com a jovem Fernanda Moreira, atual campeã paulista e brasileira de fisiculturismo, que com a ajuda do seu fisiologista André Finamor, do seu treinador Reco Batista e da sua equipe Ph Team começou a participar de várias competições e hoje ela está se preparando para participar de mais um campeonato.

   O fisiculturismo utiliza estratégia, resistência muscular e nutrição para transmitir a essência do esporte e para entendermos mais sobre esse esporte que está incluso nos jogos pan americano asiático e em campeonatos amadores, a rádio Dia a  Dia FM convidou a atleta Fernanda Moreira para um bate papo dinâmico e informativo na Evo Fit Academia.

 

 Fernanda, ganhar prêmios internacionais já faz parte dos seus planos ou não?

   Por ser campeã brasileira, eu já tenho a objetividade de ir para fora, mas como a minha categoria ainda não é internacional e eu ainda não tenho essa possibilidade, eu vou tentar o bi ainda esse ano. Vou esperar a saída da minha categoria e com certeza ir para fora.

 Alguma vez você já pensou em desistir dessa área por causa de preconceito, falta de patrocínio ou por outro motivo qualquer?

   Olha, foi como eu já havia falado... Para mim tudo isso foi uma coisa muito abençoada, porque eu tive muitas portas abertas! Muita sorte mesmo, tanto na parte financeira e na parte de profissionais, por isso eu nunca pensei em desistir! Mas fora dessas condições é bem difícil, porque os nossos maiores gastos é em alimentação, a dieta é bem cara e sem falar que nós precisamos dos profissionais. O André (André Finamor) é o meu fisiologista e eu tenho mais três profissionais. É uma equipe, nós dependemos da nossa equipe.

 Você consegue conciliar bem a sua vida pessoal e a vida de atleta?

   Então, eu trabalhava na área de enfermagem e eu larguei para trabalhar na academia. Aí foi quando as portas começaram a se abrir e então ano passado eu sai da academia por que eu não conseguia mais manter os treinos, a dieta e os cuidados com o meu filho Gabriel. Hoje eu tenho um tempo maior para me dedicar ao fisiculturismo.

   A sua categoria é a Levemente Definida, você pretende mudar ou subir de categoria ou ainda não?

    Todo mundo sempre me pergunta isso! (risos) Mas eu não penso em subir de categoria, embora eu goste muito de membros superiores um pouco maiores, eu tinha um corpo bem diferente... Eu gosto muito de treinar, mas eu não tenho pretensão de mudar, afinal a minha categoria é mais feminina, delicada... A categoria é miss e eu me satisfaço muito com essa categoria, eu me realizo. Meu grande show é quando eu subo no palco!

   No começo você se preocupava muito com o que as pessoas iam achar em questão ao padrão de beleza?

    A minha mãe já treinava, ela me incentivou bastante aí eu comecei a treinar e com uns três anos de treinos eu já tinha um corpo que as pessoas olhavam e já falavam: - Hum, ela treina! (risos) Nunca foi o meu padrão de competição, eu nem tinha conhecimento sobre isso, mas eu acabei pegando gosto. Criticas e choques até hoje ocorrem, em qualquer lugar que eu vá, mas é isso que torna a pessoa fitness diferenciada!

   As pessoas se espelham em você, o que você acha dessa relação entre o seu esporte e as pessoas?

   Eu amo! (risos) Eu amo, porque cada vez que eu vou a algum lugar, para comprar uma salada ou qualquer outra coisa, a pessoa olha e fala que: - Que corpo lindo! E aí já desenrola uma conversa e automaticamente a pessoa já fala que sentiu vontade de malhar. Isso é muito bom! E quando eu retorno aos lugares que eu fui, muitas pessoas dizem que começaram a treinar por minha conta! E isso realmente é muito bom!

    

Fotos de Vanessa Thalia